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PEDAGOGIA CATEQUÉTICA

PEDAGOGIA CATEQUÉTICA

 

A catequese é fundamentalmente uma pedagogia para a educação da fé, pedagogia essa que fundamenta-se na doutrina da Igreja e suas fontes (Bíblia, liturgia, Tradição viva, Magistério e testemunho) e sobre as bases das ciências humanas antropológicas, sem esquecer-se que as metas educativas deverão ser projetadas em função de sua finalidade, a maturidade cristã e humana autêntica. Neste contexto, a catequese é pedagogia necessária para que a mensagem da Revelação seja transmitida de modo dinâmico e adaptado a realidade, visando a salvação humana (DICIONÁRIO DE CATEQUÉTICA, p. 855-7).

A pedagogia catequética tem como modelo, a pedagogia divina (Deus libertador que se encontra com a humanidade), sobretudo o proceder de Jesus Cristo, que, a partir da convivência com as pessoas, deu continuidade ao processo pedagógico do Pai. “Deus mesmo, ao longo da história sagrada e principalmente no evangelho, serviu-se de uma pedagogia que deve continuar como modelo da pedagogia da fé” (JOÃO PAULO II, 1983, p. 68).

Jesus, a plenitude da revelação do Pai, apresenta rica e variada pedagogia nos evangelhos, apontamentos para a pedagogia catequética, cujos traços fundamentais são: o acolhimento às pessoas, preferencialmente os pobres, pequenos, excluídos e pecadores; o anúncio do Reino de Deus, como a Boa Notícia da verdade, da liberdade, do amor, da justiça, que dá sentido à vida; o convite amoroso para viver a fé, a esperança e a caridade por meio da conversão no seu seguimento; o envio aos discípulos para semearem a Palavra em vista da transformação libertadora da sociedade; o convite para assumirem o crescimento contínuo da fé, através do mandamento novo do amor; a conversa simples, acessível, utilizando parábolas e gestos, adaptando-os aos interlocutores; a firmeza nas dificuldades, buscando a força na oração (DNC, p.97-9).

Pode-se destacar ainda, na pedagogia de Jesus a denúncia profética, a fidelidade e docilidade ao Pai e a formação de uma comunidade, a dos apóstolos, que anunciaram o Reino a partir da pedagogia do dinamismo do Espírito Santo, uma pedagogia sob o sinal da criatividade e da animação pastoral (Manual de Catequética, CELAM, p.220).

A catequese olha também para a prática pedagógica da Igreja, que, como mãe e educadora da fé, procura imitar a pedagogia divina. A dedicação de tantos missionários, por si só, é uma pregação dos valores em que a Igreja crê, uma catequese movida pela força do exemplo. A vida de cada comunidade eclesial precisa ser coerente com o Evangelho, mobilizadora pela própria maneira de ser, de agir. Sem isso, a melhor catequese estaria exposta a uma crise se o educando na fé não encontrasse na face concreta da Igreja um sinal de que é possível viver com autenticidade o seguimento de Jesus (DNC, p. 100).

A pedagogia catequética tem uma originalidade específica (comunicação de Deus, comunhão e mediação do Espírito), e seu objetivo é conduzir as pessoas no caminho rumo à maturidade na fé, no amor e na esperança, na confiança em Deus e no discernimento vocacional. A Pedagogia catequética tem alguns traços fundamentais para que seja pedagogia de fé: é pedagogia personalizante, centrada nas pessoas para desenvolver nelas suas capacidades e habilidades; é pedagogia do dom e do encontro, por seu caráter de gratuidade, diálogo e relacionamento interpessoal; é pedagogia da encarnação e da experiência, pela ação de Deus que age e salva e a abertura humana em busca de sentido para a vida; é pedagogia dos sinais, que se dá por maio de uma linguagem simbólica, ajudando na leitura dos sinais dos tempos; é uma pedagogia integradora, educando na fé a pessoa toda e em todas as dimensões; é pedagogia libertadora, porque anuncia uma mensagem crítica, conscientizadora que implica libertação (Manual de Catequética, CELAM, p.221-6).

A catequese é pedagogia em ato, é uma ação pedagógica que tem intenção educativa, desenvolve-se como processo educativo e recorre a técnicas provenientes das ciências pedagógicas. A catequese é uma pedagogia de fé em ato (DGC, p.153), que ilumina e guia para uma prática cristã.

Poderia se destacar três funções pedagógicas essenciais para a catequese: o ensinar, o animar e o aprender. O ensinar se dá por meio da transmissão e do diálogo com os diversos interlocutores, é a transmissão sistemática, profunda, orgânica da mensagem cristã e a relação de reciprocidade e não de domínio que deve permear a ação catequética. A animação se dará principalmente no campo da expressão e da linguagem, em que o grupo assume papel preponderante e o processo se dá na motivação de intercâmbios, valorizando-se a autonomia e a iniciativa. Enfim, a aprendizagem situa o educando diante de um saber apreendido para que, apropriando-se dele, coloque em prática de maneira criativa, influenciando-o nas ações e motivando-o a responsabilidade mediante o conhecimento adquirido. A ação didática consiste em organizar a interação entre as verdades de fé e os interlocutores (catequistas e catequizandos) em vista de cumprir a tarefa evangelizadora da formação do seguidor (DICIONÁRIO DE CATEQUÉTICA, 2004, p.860-1).

 

** Roberto Bocalete - Especialista em Pedagogia catequética (PUC -GOIAS)

 

Vamos falar um pouco de metodologia?

“Os métodos deverão ser adaptados à idade, à cultura, à capacidade das pessoas, tratando de fixar sempre à memória, a inteligência e ao coração as verdades essenciais que deverão impregnar a vida inteira.” (Evangelii Nutiandi, 44).

Exortação Apostólica do Papa Paulo VI, ao Episcopado, ao Clero, aos Fiéis de toda a Igreja, sobre a Evangelização no mundo contemporâneo, de 1975.

“Desde o ensinamento oral dos apóstolos às cartas que circulam entre as Igrejas e até os meios mais modernos, a catequese não cessou de buscar os métodos e meios mais apropriados para sua missão.” (Catequesi Tradendae, 46).

Exortação Apostólica pós-sinodal, do Papa João Paulo II, de 16 de outubro de 1979, "Sobre a catequese do nosso tempo".

"A catequese é um processo dinâmico, gradual e progressivo de educação na fé." (Puebla, 984).

A Conferencia de Puebla, México, foi a Terceira Conferencia Geral do Episcopado latino americano, foi aberta em 28 de Janeiro de 1979, e presidida pessoalmente pelo Santo Padre João Paulo II.

Estas palavras dão a dimensão exata de que, os métodos pedagógicos são fundamentais à catequese: não há educação da fé sem metodologia que a sustente. A enorme variedade de situações humanas, os diferentes meios, as variáveis de tempo e lugar, obriga a catequese a buscar uma metodologia diferente, porém nunca definitiva nem absoluta; ela brota das condições que favorecem ou retardam o encontro e a resposta entre Deus e a pessoa.O catequista deve assumir as atitudes pedagógicas que acentuem os valores que quer transmitir. Sem isso, o ato catequético perde seu valor educativo. O caráter de testemunho no catequista é a condição essencial da evangelização.

"O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos próprios olhos, o que contemplamos, o que tocaram nossas mãos... vô-lo anunciamos." 

(1Jo 1,1).